quinta-feira, 14 de junho de 2012

Túneis verdes : uma vitória dos gaúchos, um exemplo para todos.




Rua Gonçalo de Carvalho


Enquanto aqui em Recife alguns cidadãos e cidadãs empenhados na defesa do meio ambiente conseguem com muito esforco, o tombamento (o termo aqui é usado com o sentido de preservação) de umas poucas árvores, como é o caso do "Grupo Árvores", que atua em defesa das árvores do campus da UFRPE, na capital do Rio Grande do Sul um vereador conseguiu garantir de uma só vez, por lei, a preservação de centenas delas.

A populacão portalegrense dorme mais tranquila (e feliz) desde que foi aprovada na Camara Municipal da sua cidade, o projeto de lei que proteje os chamados "Túneis Verdes", como são chamadas as belas alamedas presentes em cerca de 70 ruas e avenidas da capital gaúcha.  Essas vias passam a ser consideradas "Áreas de Uso Especial" e não podem sofrer alteracões que comprometam a sua cobertura vegetal. Além de preservar o meio ambiente urbano, a cidade ganha em qualidade de vida - com vias sombreadas - , em paisagismo e em potencial turístico: uma dessas ruas, a Gonçalo de Carvalho, já foi mencionada em uma publicacão internacional como a "rua mais bonita do mundo".

O projeto de lei 187/08 foi aprovado no final do mes de maio, com 26 votos a favor, um contra e nenhuma abstenção. O único empecilho era a emenda 23, protocolada pelo vereador João Carlos Nedel, do PP (que votou contra o texto do projeto), mas a mesma acabou sendo rejeitada.












O vereador 
Beto Moesch, 
autor do projeto
e uma das ruas 
contempladas, 
vistas do alto.

Conquistamos mais um instrumento de sustentabilidade para a capital. Com essa lei, mostramos a importância das árvores e do cuidados que elas devem ter. A relevância é tanta, que aquelas que formam túneis verdes em ruas e avenidas passam a ser patrimônio turístico, paisagístico, cultural, histórico e ecológico da cidade, comemora o vereador Beto Moesch (PP), autor da proposta.

Hoje, com o desenvolvimento que a cidade vem sofrendo, é comum as pessoas pensarem que as árvores não são essenciais, e sim o asfalto na rua. A vida moderna está nos afastando dessas questões. Isso é um grande engano. A aprovação do projeto vai possibilitar que outras ruas, ainda não contempladas no texto, sejam mantidas e desenvolvam um potencial turístico maior para Porto Alegre
comentou César Cardia,  integrante da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (AMABI) e representante da Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, que esteve presente na camara, acompanhando a votação.


A lei foi sancionada dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente pelo prefeito José Fortunati.




Rua José Bonifácio


Rua Couto de Magalhães 
a placa da  Gonçalo de Carvalho,
protegida desde 2006.


A lei beneficiou os seguintes logradouros: Av. Ganzo; Av. Guaíba; Av. José Bonifácio; Av. Lageado, no trecho entre a Av. Carlos Gomes e a Av.Palmeira; Av. Osvaldo Aranha; Av. Padre Thomé; Av. Polônia; Beco Quinze de Novembro; Beco Um – Rua Dra. Vera Glusman Knijnik; Praça Dr. Maurício Cardoso; Praça Hercílio Ignácio Domingues; Praça Paraíso; Praça Prof.a Zilda Wilhelm Coelho; Rua Apolinário Porto Alegre; Rua Augusto Totta Rodrigues; Rua Barão de Santo Ângelo; Rua Barreto Leite; Rua Bazílio Pellin Filho; Rua Carajá; Rua Casemiro de Abreu; Rua Cel. Corte Real; Rua Dario Perdeneiras; Rua Dinarte Ribeiro; Rua Dona Laura; Rua Dr. Castro de Menezes; Rua Dr. Timóteo; Rua Dr.a Vera Glusman Knijnik; Rua Duque de Caxias; Rua Eça de Queiroz; Rua Farnese; Rua Felicíssimo de Azevedo; Rua Félix da Cunha; Rua Fernando Gomes; Rua Florêncio Ygartua; Rua Gen. Couto de Magalhães; Rua Gen. Souza Doca; Rua Goitacaz; Rua Gonçalo de Carvalho; Rua João Mendes Ouriques; Rua Luciana de Abreu; Rua Luzitana; Rua Machado de Assis; Rua Mariante; Rua Marquês do Pombal; Rua Miguel Tostes; Rua Nossa Senhora Aparecida; Rua Olavo Barreto Viana; Rua Padre João Batista Reus; Rua Pão de Açúcar; Rua Paraíba; Rua Pelotas; Rua Picasso; Rua Prof . Emílio Meyer; Rua Prof . Ildefonso Gomes; Rua Ramiro Barcelos, no trecho entre a Av. Osvaldo Aranha e a Rua Gonçalo de Carvalho; Rua Saicã; Rua Santa Terezinha; Rua Silveiro, no trecho entre a Rua Otávio Dutra e a Rua Hipólito da Costa; Rua Simão Bolívar; Rua Tomaz Flores; Rua Visconde de Camamu; Rua Prof.a Santa Bárbara; Rua Santa Cecília; Travessa Guianas; bem como as vias acrescentadas por emendas: Érico Veríssimo, da Ipiranga até a avenida Borges de Medeiros; Fábio Araújo Santos; Rua Professor Langendonck; Rua Carneiro da Fontoura; Rua Álvares Machado; Rua Borges do Canto; Rua Vitor Hugo; e Rua Farias Santos.
Quinze dessas vias, já haviam sido consideradas "Áreas de Uso Especial" por meio de decreto municipal, concedidos a partir de 2006. Agora gozam de maior protecão, salvaguardadas por lei.

Fontes:

Fotos:
Amigos da Goncalo de Carvalho, Ricardo Stricher/CMPA,  Elson Sempé Pedroso/CMPA








.

Nenhum comentário: