terça-feira, 12 de junho de 2012

Manuais de arborização urbana






Capa do manual
da CEMIG.
Clique aqui
para fazer 
o download.

Mais infrmações
e download de
outros manuais,
no texto abaixo.










Manuais de arborização urbana são roteiros para orientar os diversos profissionais que lidam com as árvores das nossas cidades. Lá se encontram diversos tipos de informações e orientações com relação aos procedimentos corretos sobre o manejo do contingente arbóreo de cada cidade. Quando, porque e de que forma devem ser podadas, quais espécies são mais adequadas para cada tipo de situação (calcadas estreitas, calcadas largas, calcadas com tubulação de esgoto no subsolo, calcadas com fiação elétrica, praças, parques, etc). Como plantar, qual época do ano mais adequada para o plantio, como cuidar das mudas em fase de crescimento e muitas outras informações importantes estão presentes nessas publicações.

Esses manuais são produzidos principalmente pelas prefeituras das cidades e ou pelas companhias responsáveis pela distribuição de energia elétrica, e contam com uma equipe multidisciplinar para a sua realização: especialistas em arboricultura, paisagismo, engenheiros florestais, agrônomos, etc. Considerando que manter uma cidade bem arborizada é benéfico para a populacão, o objetivo desses manuais é proporcionar  a melhor convivência possível entre as árvores e os equipamentos urbanos que se multiplicam cada vez mais, principalmente nas áreas em vias de expansão.

Comecei a colecioná-los há cerca de 5 anos, quando o "Plante Árvores" ainda era um "grupo", criado para incentivar pessoas a sair plantando árvores pelo Recife. Clique aqui para saber mais . A primeira vez que conseguimos reunir um pequeno mas interessado grupo para planejar nossas ações - tendo como paisagem à nossa frente as árvores da praça de Casa Forte -, percebemos que a única coisa que tínhamos a nosso favor era muita vontade, mas faltava-nos conhecimento. De lá pra cá, além dos manuais, procurei adquirir mais informações com outras pessoas interessadas no assunto, seja virtual ou presencialmente, seja de Pernambuco ou de outros estados, sejam leigos interessados como eu, ou profissionais especializados.

Estou disponibilizando aos interessados e por que não, aos curiosos também, alguns manuais para download (formato PDF). Vale a pena dar uma lida em algum deles, mesmo que apenas superficialmente, "passando uma vista". Vocês vão perceber que existem uma série de critérios que são próprios do plantio urbano e que, muitas vezes, mesmo com manuais à sua disposição os responsáveis por cuidar das árvores cometem muitos deslizes.

Recomendo começar pelo novo manual de arborização da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), que eu recebi gentilmente por e-mail, de uma amiga engenheira florestal. Como vocês vão notar, o conteúdo dos manuais é parecido, mudando algumas particularidades regionais e, principalmente, a diagramacão e ilustrações dos mesmos. Esse, al[em de ser o mais recente, foi o que eu considerei de melhor qualidade no tocante ao "projeto gráfico e ilustrações" (coisas de designer  :)


Clique aqui para baixar o manual da CEMIG, produzido em 2011 (.pdf 13,4 mb)

Clique aqui para baixar outros manuais, de diversas procedências e datas de realização. Ao todo são 6 manuais em pdf compactados num arquivo .zip (21,3 mb)


Os arquivos estão hospedados no site Mediafire. O download é gratuito e dispensa cadastro ou senha. Bom proveito!   : )


.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.