segunda-feira, 11 de junho de 2012

O perigo mora ao lado.




"E pode estar numa arvore que cai, 
ou numa prefeitura que nao sabe 
cuidar delas".



Não é raro acontecer de árvores tombarem no meio da rua e causar alguns transtornos, ou até mesmo prejuízos aos moradores e/ou transeuntes. O que muita gente desconhece é que, algumas situações como essas podem ser ocasionadas por descuido dos responsáveis pela sua manutenção. Certos casos de queda de árvores, como o que eu vou relatar a seguir, poderiam ser evitados, caso houvesse um maior cuidado e observação com as espécies plantadas nas nossas ruas e avenidas.

 





Árvore caída sobre 
o leito da Rua Manoel 
de Carvalho, semana 
passada, no bairro 
dos Aflitos. Segundo 
uma moradora (que 
também é bióloga), 
trata-se de um 
espinheiro que foi 
"sufocado" por 
uma gameleira.

Foto: Fátima Santos





Semana passada recebi alguns e-mails de uma moradora do bairro dos Aflitos (Recife/PE), preocupada com a queda de um espinheiro na rua onde mora. Nos e-mails ela mostrava algumas fotos e relatava a provável causa  do tombamento da antiga árvore (espinheiro). Além da aflição pelo, digamos, "desastre urbano", que causou pânico entre as pessoas (a queda da árvore derrubou dois postes de iluminação, além de dificultar a circulação de carros na rua) a outra preocupação que não lhe saía do pensamento, era o receio de que os vizinhos resolvessem solicitar da prefeitura a remoção de outras árvores da rua, inclusive algumas que estariam saudáveis, como um método de "prevenir" novas quedas (a solução mais "fácil"), o que infelizmente aconteceu, como mostraram as novas fotos que ela enviou. 










A "providência" 
da prefeitura veio em 
forma de podas drásticas 
e erradicação total de 
algumas árvores.

Foto: Fátima Santos








Segundo a moradora, que é bióloga e professora universitária (portanto, alguém com conhecimento para apontar as possíveis causas do evento), o motivo mais provável da queda do Espinheiro, na sua opinião, foi a sua morte, provocada por uma outra espécie que nasce casualmente sobre algum tronco da árvore, inicialmente como uma "epífita" (espécie de planta que vive sobre outras como hospedeira mas sem ser parasita, como as orquídeas e as bromélias), mas que depois de lançar suas raízes ao solo,
cresce com muito vigor, se utiliza da hospedeira como suporte e se desenvolve sobre a árvore a tal ponto de impedir a sobrevivencia da "hospedeira". A espécie em questão, é o Ficus sp, conhecida popularmente como Gameleira, ou "mata pau".

Segundo a descrição da bióloga: a sombra formada sobre a copa da hospedeira (o espinheiro) impediu que esta continuasse a se nutrir, já que a radiação solar não chegava até as suas folhas. Dessa forma suas raízes foram morrendo de inanição. Vimos isto  aqui na rua, raízes podres do espinheiro que não tinha sequer folhas. Pelo menos eu não as vi, após ter procurado por elas.

Ela ressalta ainda, a importância de se controlar a Gameleira, que é comumente encontrada como hospedeira nas árvores das nossas cidades. Eu mesmo fotografei uma gameleira que está "hopedada" sobre um oitizeiro (Licania tomentosa) na calçada do posto Shell da Rua Fernandes Vieira, na Boa Vista. Se a hóspede não for "despejada", possivelmente o futuro desse antigo oitizeiro será o mesmo do espinheiro da Rua Manoel de Carvalho, e numa área bastante movimentada, por onde onde passam ônibus, carros e alunos de vários cursos e de uma faculdade que funcionam naquele endereço. 



Exemplo de uma gameleira que nasceu ao acaso sobre o tronco de um oitizeiro (a semente provavelmente foi deixada alí por um pássaro).

Quando as raízes da gameleira atingem o solo, a espécie deixa de se comportar como uma epífeta e passa a se desenvolver sobre a árvore que havia no lugar (no caso, o oitizeiro) a tal ponto

de dificultar ou impedir a sobrevivencia da hospedeira. 
Por essas características, a espécie também é conhecida como "mata pau".

Foto: Plante Árvores


Exite ainda outro oitizeiro que infelizmente já foi completamente "dominado" por uma gameleira na Rua do Sossego, também na Boa Vista, próximo ao Centro Cultural Brasil-Alemanha e à residência do consagrado artista plástico pernambucano Abelardo da Hora, onde já caiu um oitizeiro por ter tido as suas raízes cortadas irresponsavelmente. Atenção, técnicos da prefeitura!






.

Um comentário:

associação cultural quarteto de cordas de ribeirão preto disse...

Meu nome é Jeziel Paiva. Moro em Ribeirão Preto - SP. Tenho um oitizeiro na porta de casa que vem perdendo sua folhagem rapidamente. Notei que na base do tronco o oitizeiro vem sofrendo um descascamento. Solicitei orientação no site da Embrapa, mas até agora não obtive resposta. Não sei se é caso de remoção da árvore ou se há como remediar tal situação. Este blog pode me ajudar?