segunda-feira, 11 de junho de 2012

A prefeitura quis assim
























À esquerda, como poderia ser a árvore na Av. Visconde de Suassuna. 
À direita, como a Prefeitura do Recife a deixou.


Ontem (domingo, 10 de junho) a Prefeitura do Recife deu mais uma mostra de como tem "cuidado" das nossas árvores. A imagem acima diz tudo. Vejam como ficou (imagem à direita) um dos antigos oitizeiros (Licania tomentosa) da Av. Visconde de Suassuna, no bairro da Boa Vista. E vejam como poderia estar o mesmo oitizeiro (imagem à esquerda), caso não sofresse podas tão radicais (se é que podemos chamar esses procedimentos de podas).

Eu passava de bicicleta pelo local e fiquei tão impressionado com o que vi, que voltei e perguntei a um comerciante local quem tinha feito aquilo, e ele me respondeu que tinha sido a prefeitura. Deconfiado que pudesse ter sido um ato isolado de algum morador, fiz uma denúncia à Brigada Ambiental [ 3355 4602 ] pelo celular. Dei a localizacão exata e eles falaram que iam mandar uma equipe averiguar (sim, eles atentem chamados aos domingos).







Nas imagens ao lado,
o que ainda resta de um 
dos poucos "túneis verdes" 
do Recife e o pessoal 
da prefeitura trabalhando 
nas "podas". 











Em seguida, resolvi fazer umas fotos com o celular, que não tem boa resolucão de imagem, como voces podem notar, mas era o que eu tinha à mão. Foi aí que, enquanto fotografava, fui percebendo que infelizmente o comerciante estava certo. O carro da prefeitura (ou da empresa terceirizada que usa o logotipo da prefeitura - ver fotos) ainda estava lá, assim como alguns funcionários fardados, que eu registrei nessas imagens.
Depois fiquei pensando como eu tinha sido ingênuo ao achar que não era um trabalho da prefeitura, depois de eu mesmo já ter presenciado tantos casos assim.




















O caminhão com o logotipo da prefeitura, para não deixar  nehuma dúvida
sobre a autoria do trabalho desastroso.








Os galhos e folhas 
são triturados
e jogados no caminhão
para depois passarem 
por compostagem e
virar adubo orgânico.
Será por isso que 
cortam mais galhos
do que deveriam?

Foto: arquivo
Plante Árvores, 
fevereiro / 2009.








Aí eu me pergunto: isso é resultado da falta de técnicos especializados (agrônomos, engenheiros florestais, biólogos, etc) no setor que supostamente deveria cuidar bem das nossas árvores urbanas, ou falta interesse mesmo? Eu tenho contato com pessoas dessas especialidades e sei que elas se revoltam tanto ou mais que eu, com a forma como a nossa prefeitura lida com essa questão. Não se trata de uma queixa de um leigo, ou de um idealista, ou romantico, ou seja lá como os que não se importam com isso prefiram chamar. A questão é que, definitivamente, falta competência, interesse e boa vontade mesmo, dos nossos gestores em lidar com esse assunto.


.

Nenhum comentário: