sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Descobertas novas espécies de árvores no nordeste brasileiro.

























Da esquerda para direita em sentido horário, as plantas descobertas:
Uma parente da goiaba, uma trepadeira de flores belas (porém mal-cheirosas) e um parente do Sapotí.


Três espécies vegetais desconhecidas do mundo científico foram encontradas há dois anos em Timbau do Sul, no Rio Grande do Norte. Entre elas encontram-se duas espécies arbóreas: uma da família Myrtaceae,  do gênero das  Eugenias (o mesmo da goiaba, pitanga e ubaia) e outra da família Sapotaceae, do gênero Pradosia (o mesmo do sapoti e abiu). As descobertas serão publicadas em revistas científicas de três países (EUA, Noruega e Áustria).

Tomei conhecimento da notícia através de uma matéria da repórter Veronica Falcão publicada no Jornal do  Commercio no último domingo 18/11. Procurei pelo google uma versão on line, em vão. Resolvi então postá-la aqui, por se tratar de um assunto do interesse dos que frequentam as páginas desse blog.

As fotos são de autoria do botânico da UFPE Marccus Alves, que fez a descoberta por acaso durante um passeio pela restinga de Timbau do Sul. O pesquisador explica na matéria do JC que as plantas se encontram próximas a uma região em expansão imobiliária, o que já as coloca em risco de extinção, considerando a possibilidade das mesmas serem endêmicas, ou seja, que só ocorrem naquele local. Esse fato inclusive, pode nos levar a supor que alguns (ou muitos, quem sabe?) seres vegetais e animais já tenham desaparecido sem nunca terem sido conhecidos pelo ser humano em conseqüência de sua egotrip destrutiva.





para fazer o download 
em formato jpg da 
matéria digitalizada.







.

4 comentários:

abmac disse...

.

parabéns andré pela notícia.
imaginemos a quantidade e espécies que nem conhecemos.
[a]

.

Plante Arvores disse...

Obrigado Braz! Parabéns ao botânico Marccus pela descoberta! Que venham muitas outras! : )

abmac disse...

.

certamente ele vai colocar um novo nome e entrar na taxonomia específica. isto é muito legal.

.

Plante Arvores disse...

Sim, Braz, com certeza! :)