quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Mais um crime ambiental no Recife
Recebi hoje, através de uma amiga em uma rede social, esta foto acompanhada da denúncia de anelamento desta Etritrina verde-amarela (Erythrina indica picta), árvore mais conhecida como Brasileirinho, por causa da coloração de suas folhas.
O anelamento consiste em tirar a casca de uma árvore ou arbusto formando um anel completo em torno de seu caule. Inicialmente, a planta não mostra nenhuma alteração. A seiva bruta sobe e chega às folhas. Estas realizam fotossíntese, produzindo a seiva orgânica que se desloca, para baixo. Na região do anel a seiva não consegue passar, acumulando-se na parte superior. As raízes, à medida que os dias passam, gastam as reservas e depois morrem. Cessa então a absorção de água, as folhas murcham e a planta morre.
Endereço da árvore é:
Rua Oscar Carneiro 42, edifício São Jorge, Tamarineira, Recife/PE.
Quem quiser pode fazer a denúncia deste crime ambiental pelos fones:
3355 5814
3355 5815
(SEMAM - Secretaria do Meio Ambiente do Recife)
Foto da árvore antes do anelamento
( Googlemaps - link aqui )
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
isto é uma tortura para a árvore. tem de procurar um botânico, agrônomo especilizado.
[a]
Denunciarei. Fiquei sabendo desse caso hoje, foi quando fui procurar um local para denunciar e acabei aqui. Já divulguei esses números Facebook.
Mônica.
Exemplos do ótimo planejamento urbanístico do Recife continuam.
Ignorância: árvore = menos espaço na calçada + sujeira na rua.
Da-lhe suor e Sol na cabeça!
É bom acrescentar que, além do crime ambiental (o anelamento), existe um outro problema nesse caso: o plantio não foi feito de forma correta , pois a calçada é muito estreita para comportar essa espécie de árvore, que possui raízes superficiais que quebram calçadas com facilidade, dificultando o acesso de pedestres.
Qual o andamento desse caso? Nesse corre corre q/ estou nesses dias terminei esquecendo de ligar (também). Quando lembrava era fora do horário comercial, ninguém atendia. Notícias. Foram lá? Idenficaram o responsável?
Mônica.
Postar um comentário