segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Mistério no quartel da PM


































































Clique nas imagens
para vê-las ampliadas.


Quem presta atenção em árvores e costuma transitar pelo bairro do Derby, certamente notou uma mudança na paisagem arbórea do quartel da Polícia Militar de Pernambuco.
Quem estiver parado no sinal da avenida que termina na curva da Fundação Joaquim Nabuco(atenção cinéfilos de plantão! :-), é só olhar à sua direita e constatar uma árvore de Pau Brasil com toda a folhagem estranhamente seca e de cor quase avermelhada, como mostram as fotos acima.


Fiz essas fotos no último sábado (10-01-09). Fiquei intrigado desde que vi essa cena pela primeira vez há alguns dias atrás. Não sou nenhumespecialista, mas a impressão que me dá é de que as árvores parecem "doentes" ou que estariam mesmo"definhando". Uma das fotos mostra algo que parece um fungo, no tronco das árvores.


No terreno do quartel existem duas belas fileirasde Pau Brasil. Como dá pra perceber pelas fotos,a maioria das árvores está saudável, algumasinclusive, frutificando. A pergunta que eu deixoaqui é: se for mesmo uma doença, poderia se propagarpara os demais indivíduos? Caso afirmativo, existiriaalguma forma de combatê-la e evitar a perdadas árvores saudáveis?

Alguém saberia a explicação para isso?

.

4 comentários:

SBCampello@ disse...

o melhor seria procurar um especialista. talvez a UFRPE, ou alguém do CCB da UFPE. Catarina de Claudio não teria uma dica de alguém?

Plante Arvores disse...

Silvio,
segundo me informou por e-mail uma profa da UFRPE, não seriam os fungos os causadores do problema, eles não comprometem em nada a saúde da árvore. Ela acha que pode ter sido pela absorção de algum produto no solo pelas árvores. A aplicação sistemática de produtos como óleo quente ou querozene no solo pode provocar isso.

SBCampello@ disse...

Seria interessante que as pessoas publicassem seus comentarios no blog. Assim todos que aqui visitam poderiam aprender.

Anônimo disse...

André,

Penso que em 2005 falou-se disto no grupo. Vale uma procura na janela de busca do grupo yahoo árvores. Pesquise pau brasil. Lembro-me vagamente do comentário do Silvio.