sábado, 9 de março de 2013

Mudou o prefeito, mas as árvores do Recife continuam sendo mal tratadas.




Mudamos de prefeito, mas os procedimentos com as árvores urbanas continuam os mesmos (ruins) das gestões anteriores.

Vejam essas podas em árvores que NÃO SE ENCONTRAVAM SOB FIAÇÃO ELÉTRICA. Os cortes são completamente desnecessários. As fotos são ruins, foram feitas com uma câmera de telefone celular de baixa resolução, mas acho que dá pra se ter uma idéia do estrago feito pelos açougueiros, digo, profissionais da Prefeitura do Recife.


 






 

















A "poda", se é que se pode chamar isso por esse nome, foi feita na manhã deste sábado, 9 de marco de 2013,  na Rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, bem próximo  à esquina com a Av. Dr. Malaquias., quase em frente a cafeteria São Brás, pra quem tiver curiosidade e quiser dar uma conferida. 





















Por coincidência, sempre que a prefeitura faz essas podas desnecessárias e extravagantes, sua equipe está acompanhada de uma máquina que tritura as folhas e os galhos para posteriormente fazer compostagem e transformar  o substrato em "adubo orgânico". Isso pode até nos fazer supor que produzir adubo parece ser mais importante para a prefeitura,  do que manter o bem estar das árvores, e consequentemente da população que desfruta de seus benefícios: paisagem menos árida, mais sombra, menos calor, menos poluição, etc.

Havia uma expectativa grande (por uma parte da população que se preocupa com isso), sobre como seriam os cuidados da nova gestão em relação a arborização da nossa cidade. Mas a julgar pelos primeiros procedimentos realizados, infelizmente, parece que não podemos esperar por melhorias nessa área. 

 



.

5 comentários:

Isabelle disse...

Explicações? Várias: ignorância, falta de sensibilidade diante dos seres vivos, egoísmo, falta de informação e esclarecimento... Provavelmente o morador do primeiro andar do prédio achava que tinha a vista "prejudicada" pela copa da árvore. Ou os condôminos temiam a queda da árvore, caso ela tivesse uma copa mais frondosa. Resultado: ou contrataram um trabalhador qualquer para "torar" a árvore (impunemente) ou conseguiram, com conhecimento de algum politico, a atenção do serviço municipal para de forma subserviente e incompetente, prejudicar mais uma árvore de Recife.
A coisa vai mal, a olhos vistos. pelo jeito, Geraldo não faz chover nem consegue melhorar o controle ambiental e a manutenção das árvores...

Anônimo disse...

Olá André!
A árvore que está próxima a um muro verde não foi vítima da prefeitura e sim do pessoal da Contornare, pois é na calçada daquela clínica de estética que elaestá plantada! Depois que esta clínica começou a funcionar naquele imóvel, praticamente todo mês eles podam a coitada radicalmente! Em outubro passado, tirei foto e postei no FB deles, eles responderam que, como eram uma instituição preocupada com o meio ambiente e sustentabilidade iriam tomar providências... Mas pelaram a coitada novamente no mês seguinte e no outro, e no outro...
Acácio.

Zélia Doneux Rebske disse...

Não sei de onde veio a falsa ideia que a poda é saudável para a árvore.
Só é saudável se a planta estiver doente, como uma pessoa com gangrena pode ter um membro amputado.
Tambem existe a crença que a planta é uma coisa, não um ser vivo, com direito à integridade.
Alem disso, a velha história que para
cargos do governo são feitas nomeações políticas e não técnicas.

Plante Arvores disse...

Isabelle, a exceção dessa árvore que o Acácio citou, as podas foram feitas sim, pela prefeitura, eu vi os funcionários com a farda e o caminhão com a máquina trituradora.

Acácio, dá próxima vez que mandarem fzr a poda, denuncia pra SEMAM (sec meio ambiente): 3355 5814. Se a fiscalização flagrar, eles podem ser autuados.

Pois é, Zelia! Onde já se viu podar assim? É verdade, muita gente considera árvores como objetos, ou equipamentos urbanos, como postes, bancos, etc. As pessoas esquecem das mais remotas aulas de "ciências", da infância, não é?

Obrigado a todos pelos comentários!

Isabelle disse...

Amigos: Passei por lá, ontem, e vi o resultado das podas. São típicas podas de "conformação de copa", com muitos despontes (quando se "tora" um galho pelo meio), com o objetivo de reduzir a copa e deixá-la semelhante a outra coisa que não uma árvore. No caso, estão parecendo sombrinhas estropiadas...É um vício alimentado pleo Ficus, cujas árvores são mantidas como bolinhas, retângulos ou qualquer outra forma esdrúxula. O Nim é outra que também se presta a essa espécie de topiaria, muito comum em cidades do interior. Não imagino - nem quero imaginar - porque alguém do serviço público de podas defende e adota esse gênero de intervenção - questionável estética e ambientalmente e danosa para a árvore, que tem sua arquitetura de copa prejudicada. Talvez alguém tenha solicitado, mas o correto seria explicar aos menos informados que a copa natural da espécie é o que de mais belo se pode apreciar, além de fornecer mais sombra e representar a biomassa aérea que a planta precisa para viver e se reproduzir. Podas eventuais - limpeza ou de elevação de copa - e mesmo, e alguns casos, de redução e reorientação - são muito diferentes desse "modelito" fora de moda e que contribui para que as pessoas compreendam ainda menos p papel da árvore no ambiente urbano.