sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vereadores querem derrubar arvores.


Falta inteligência ou sobra má vontade?








Os prédios
vão ocupando
cada vez mais
os espaços
verdes das
cidades.











Ao contrário de procurar soluções para melhorar a já precária situação da arborização em nossa cidade, alguns vereadores do Recife estão apresentando requerimentos para "erradicar" (remover, derrubar) as poucas árvores que ainda temos ( clique aqui para ler a notícia no site da câmara municipal).

Como se já não bastassem as derrubadas e os maus tratos feitos por parte da população que não tem noção de preservação ambiental nem de cidadania, somadas a ações cada vez mais frequentes dos agentes da especulação imobiliária - que derrubam árvores para facilitar o acesso à obras (mal) projetadas e cuja única preocupação é o acesso aos carros de seus usuários - , agora temos os vereadores, pessoas que deveriam trabalhar visando o bem estar da população, sugerindo a derrubada de árvores.

Eu fico pensando se esses parlamentares carecem de inteligência ou se são apenas preguiçosos/as mesmo. Porque se eles tivessem disposição para trabalhar e interesse em melhorar a qualidade de vida de seus eleitores, com certeza encontrariam soluções melhores que a simples erradicação das árvores. Mas boas soluções não raro requerem uma quantidade de esforço e disposição extra por parte de quem quer encontrá-las. Não é tão simples como se reunir numa sala para requerer aumento em causa própria.


Exceção:
Vereador Jurandir Liberal (PT)
tenta barrar os requerimentos
de erradicação dos seus colegas. 




Ainda bem que como em toda regra há exceções, em meio a esse desejo destrutivo que vai de encontro ao bem comum e a qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs, alguns vereadores estão se opondo a esses requerimentos de erradicação e até propondo boas alternativas, como o embutimento da fiação elétrica nas ruas, para evitar as podas radicais que são feitas pela Celpe e pela Emlurb. Tal solução, inclusive, traria benefícios não apenas as árvores, mas também a paisagem urbana. 




.

2 comentários:

Isabelle disse...

O discurso dendrofóbico que transita entre o ódio e o temor a árvore, para mim, já é um indicador consistente de ignorância - ou seja, mistura em doses iguais e fartas a falta de inteligência e a má vontade...

Frederico Gorski disse...

Falta os dois, eu acho. Mas falta mais falta de vergonha na cara do que qualquer coisa. Tem político que é capaz de plantar um ficus hj, pra dizer que está se preocupando com a coisa toda, sabendo que ele está mal localizado, próximo a muro, ou em calçada estreita. É falta de tudo, eu acho. Só não falta verniz.