quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ciclovias: tá na hora do discurso ocupar as ruas do Recife.



































A melhor forma de colaborar com alguma coisa pela qual se quer mudar, é apresentando propostas.  Muito se tem falado em melhorar a mobilidade urbana do nosso Recife, sendo que na maioria das vezes o discurso acaba não saindo do papel - ou das redes sociais. 


Na contramão dos que se concentram em apenas criticar as poucas (e ruins) iniciativas governamentais na área da mobilidade urbana, encontramos o escritório do arquiteto Cezar Barros, que vem apresentado com certa freqüência através da imprensa, alguns projetos "viáveis". São alternativas que, se executadas, possibilitariam a criação de espaços de convivência entre ciclistas, pedestres, automóveis  e ônibus. E o mais interessante, é que foram pensadas como projetos de baixo custo de execução.  Ao invés de se "construir" ciclovias, o projeto propõe o aproveitamento das faixas de carros existentes para a demarcação de ciclofaixas e ainda incluir larga arborização ao longo dos percursos, o que acabou batizando a iniciativa com o nome de "Ciclofrescas".


Eu acho que diante da falta de interesse político em transformar a nossa cidade em um lugar melhor de se viver, essa proposta surge como um desafio aos nossos gestores,  que agora tem diante de si uma alternativa viável e barata, para dar os primeiros passos na inclusão das bicicletas e transformá-las em um modelo de transporte seguro para a nossa cidade - porque práticas e saudáveis (para as pessoas e para o meio ambiente), todos reconhecem que elas são. Não tem mais desculpas.


Clique aqui para ler a matéria publicada no Jornal do Commercio sobre as ciclofrescas que serão implantadas na zona norte da cidade.


O assunto já foi comentado em abril, aqui neste blog.






.

Um comentário:

Vândalo Verde disse...

Que as propostas saiam do papel, não é mesmo?

Nosso último post é a respeito de uma denúncia de poda drástica, realizada por nós por meio de um vídeo. Te convido a conferir! http://vandaloverde.blogspot.com.br/2012/07/denuncia-do-vandalo-verde.html
Abraço