segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Podas desastrosas




Infelizmente
não pude fotografar
as árvores "podadas",
a imagem ao
lado, com a indicação
da localização
foi retirada do










Pedalando pela cidade ontem (domingo 12-02), me deparei com um conjunto de árvores com aparência terrível, na Rua Adalberto Camargo, em frente ao nº 58, onde fica o Edifício Platano.

As quatro árvores são de uma espécie conhecida popularmente como Felício, ou Árvore Samambaia (Filicium decipiens). As mesmas tinham passado uma mutilação que alguns chamam errôneamente de "poda".

Consultei o porteiro do prédio para saber se aquele trabalho de aparência horrível havia sido feito pela prefeitura, pois, segundo determinação do governo municipal, as podas em árvores públicas (calçadas de ruas e avenidas, praças, parques, etc) só podem ser feitas por pessoal qualificado da prefeitura, sob pena de autuação, mesmo que a árvore tenha sido plantada por um morador, por exemplo.

Segundo me respondeu o porteiro, a poda havia sido feita por uma empresa particular, contratada pelo condomínio, estando assim, irregular e o condomínio, cometendo uma infração merecedora de autuação e punição. Mas de que adiantam leis, sem fiscalização?

Se os órgãos públicos não fiscalizam, uma alternativa viável é que os cidadãos e cidadãs que se preocupam com o espaço público em que vivem, ajudem fazendo denúncias.
No Recife existe a Brigada Ambiental, que é vinculada a polícia municipal e tem poder de autuação em casos como esses. Se você constatar uma irregularidade como esta, pode denunciar para que a Brigada Ambiental vá até o local checar se o trabalho foi feito de acordo com o que rege a lei. Ligue para: 081 3355 4603 e faça a sua parte (eu fiz a minha).


Clique aqui e aqui para conhecer essa espécie de árvore.





.



Nenhum comentário: