segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ciclovias arborizadas no Recife: esse sonho pode se tornar realidade?


De acordo com um escritório de arquitetura pernambucano, sim.
Com simplicidade, criatividade, pouca verba e principalmente, boa vontade política, seria possível interligar os principais bairros da região metropolitana através de ciclovias.




Clique
nas imagens
para
ampliá-las.





A idéia apresentada pelo escritório Cesar Barros Arquitetura, publicada no Jornal do Commercio de ontem, é realmente bastante simples e inteligente: aproveitar as próprias vias públicas existentes, diminuindo a largura das faixas destinadas aos carros, evitando com isso
uma demanda maior de verbas para obras, como ocorre no caso de ciclovias construídas em calçadas, por exemplo.

As ciclovias, que foram batizadas de Ciclofrescas, seriam implantadas em margens de rios, canais e canteiros centrais das principais vias de acesso da Região Metropolitana do Recife. Ainda segundo informou a matéria do JC, as ciclovias contariam com um bom projeto de arborização para dar sombra e garantir mais conforto aos ciclistas ao longo dos trajetos.













O custo estimado para a implantação do projeto ficaria em torno de R$ 1,4 milhão, uma quantia irrisória se comparada aos gastos públicos que priorizam o uso de automóveis.

O projeto tem a assinatura dos arquitetos Cesar Barros, Patrícia Monteiro, Éder lima, Marcelo Moss, Carolina Férrea e Vitor Araripe.

Clique aqui para ler na íntegra a matéria do Jornal do Commercio, assinada por Roberta Soares.

Aqui, o link para ler a versão "on line" da matéria.



.

3 comentários:

Gina disse...

Li a matéria e achei muito interessante, ciclovias colaborariam muito - junto com transporte público de qualidade - para o trânsito ser mais leve e fluir melhor.

Vândalo Verde disse...

Olá, tudo bem?
Muito interessante a matéria! Estamos pela primeira vez no blog e já estamos seguindo. Também temos um blog voltado ao meio ambiente e gostaríamos que nos seguisse para trocarmos ideias! É vandaloverde.blogspot.com
Um abraço

Geraldo Henrique disse...

Além de desafogar o Trânsito, teríamos uma ganhoa na qualidade do ar e um impacto positivo na saúde das pessoas que praticariam um esporte diariamente.