terça-feira, 24 de março de 2009

Festa Anual das Árvores







Cartaz do evento
que o Grupo Árvores
da UFRPE realiza no
próximo dia 30 de março.

Clique na imagem para vê-la maior.














Oitizeiro decepado semana passada,véspera da Festa Anual das Árvores. Cena corriqueira nas ruas do Recife. Av. Manuel Borba, Boa Vista, calçada do muro do Ed. Vila Rica.

Clique na imagem para vê-la maior.






Pra quem não sabe, durante esta última semana de março é comemorada nos estados do norte e nordeste (incluindo a ilha de Fernando de Noronha) a Festa Anual das Árvores, criada por decreto em 1965, em plena ditadura militar, pelo então presidenteCastelo Branco.
Sim, o tal decreto teve o bom senso, e por quenão dizer, até uma visão ambientalista, ao definirduas datas distintas para dois grupos de regiõescom características climáticas diferentes.Sim, nós comemoramos a semana da árvore,ou a "festa das árvores" no mês que antecedeo ínicio no período chuvoso em nossa região.


A data comemorada no sul/sudeste do país em setembro - e que também é a mais usada pelos meios de comunicaçãoe publicidade - não é a mais apropriada para comemorarmosplantando árvores, por exemplo. Esse período (setembro)é marcado pelo início da estiagem aqui no nordeste,o que pode acabar inviabilizando o desenvolvimentodas mudas plantadas na ausência das chuvas.


O Grupo Árvores da Universidade Federal Rural de Pernambuco, formado por professores e estudantes daquela instituição, tem agendados dois eventos para comemorar a data.O objetivo é sensibilizar a população e despertar o interesse e a necessidade de cuidar mais e melhor, das árvores da nossa região.

O primeiro evento é o III Árvores : conhecer para cuidar, que acontece amanhã, 25/03/2009. Clique aqui para ver o cartaz e mais detalhes.

O outro evento é o III Cuidar das árvores da Rural, que acontece no dia 30/03/2009. Clique aqui para ver o cartaz e mais detalhes.

Clique aqui para ler uma matéria feita pela repórter Ana Braga, publicada em setembro do passado no Diario de Pernambuco, sobre os dois dias da árvore, com depoimentos da professora Isabelle Meunier, do Grupo Árvores da UFRPE




.

Nenhum comentário: