terça-feira, 4 de novembro de 2008

Feira dos 3R`s : uma boa surpresa.













Parabéns a ASPAN
pelo evento!


A feira estava realmente muito bacana.
Tinha muitos produtos úteis e bonitos,feitos a partir de materiais reciclados.


Me chamou atenção em particular, algunsobjetos feitos com tampinhas de garrafasPET,
como cestos de roupa ou lixeiras,que podiam mt bem ser vendidos em lojasde objetos de decoração para descolados,como tok & stok ou Imaginarium :-)

Passei por lá no final da manhã do domingo,depois de ser surpreendido por uma forte chuvaquando me dirigia ao local com meu veículoecológico (minha bike :-). A impressão que ficoufoi de que o evento deve ter tido uma boavisitação, de um público realmente interessadono assunto, pois, havia uma certa movimentação,apesar do horário (perto do meio-dia) e do local.Aquela área é afastada de qualquer outro fluxode pessoas e não havia nada mais acontecendono entorno, além da própria feira dos 3R`s e da montagem de barracas de uma outra feiraque deveria acontecer no período da tarde (quepode ter levado um público mais heterogêneoao local).



Reciclagem de produtos eletrônicos:
Saí de lá feliz da vida por ter descoberto queum sujeito, um dos expositores, faz reciclagemde sucata eletrônica! Isso mesmo. Aquelesequipamentos de informática ou eletrodomésticosque não funcionam mais e que você não sabe ondedescartar. Muitos perdem a paciência e acabamfazendo isso no lixo comum mesmo. Aí, lá vão asimpressoras Epson, os telefones velhos e as tvscom tubos de imagem queimados para o lixão daMuribeca ou para os nossos rios e canais fluviais.
Pois bem. Esse sujeito envia esse materialpara o Japão, onde lá, a indústria aproveitao cobre e outros materiais presentes nas placasde circuito impresso (onde são montadas as peçasdos componentes eletrônicos/digitais) e reciclamcolocando "novas" placas à disposição dessaindústria de eletro-eletrônicos. O plástico, quereveste esses produtos e dá a aparência formaldo design dos produtos como os vemos nas vitrinesdas lojas, também é encaminhado para locais quereciclam essa matéria prima.

Só ficou uma dúvida:
Me pareceu que ele só aceita doações. Ou seja,pessoas físicas como eu, ou empresas que tenhamesse lixo guardado, podem entrar em contato com eleque, dependendo da quantidade, ele vai até o locale recolhe o material doado. Mas eu acho que elepoderia estimular também pessoas de baixa renda acoletar esse material e receber alguma remuneração por isso, como é feito com os catadores de papelão,lata, etc., além de receber doações de empresáriose de pessoas de classe média. Isso possibilitaria mais uma fonte de renda para essas pessoas,além de ajudar a diminuir a quantidade de material queé descartado em rios e canais pela população das favelas e também por pessoas de classe média sem educação ambiental ou doméstica.

Quem se interessou por este serviço de reciclagem de sucata eletrônica, continue visitando este blog Plante Árvores, que em breve será divulgado aqui,o contato do responsável pela coleta.



E vamos reciclando...




.

3 comentários:

Natália disse...

e por que não divulgou ainda?

Plante Árvores disse...

Por isso:

Encontrei esses links com textos
sobre o assunto:

"Um típico monitor de PC pode conter até 25% do seu peso em chumbo,por isso alguns estados dos EUA desenvolveram políticas que proíbem o descarte de qualquer lixo eletrônico, principalmente CRT's (tubos de imagem), nos aterros sanitários."

"Devido às fracas leis ambientais e trabalhistas, países da Ásia e
África recebem e-waste muitas vezes ilegalmente, e usam métodos de incineração e eliminação descontrolada que, por conta do elevado grau de toxicidade de substâncias como o chumbo, mercúrio e cádmio, acabam
por gerar graves problemas ambientais e de saúde pública. "

http://www.ativareciclagem.com.br/

http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/38067609.html

http://ceticismo.wordpress.com/2007/07/26/reciclagem-de-sucata-eletronica-permite-obtencao-de-materia-prima-nobre/

http://www.ecomicro.com.br/processos.htm

Festival Ecológico de Pernambuco disse...

André, que legal que vc participou da Feira, é realmente um evento muito legal. Em 2007 a ASPAN, junto com o Porto Digital, organizou um seminário excelente sobre resíduos eletro-eletrônicos (por sinal, um dos primeiros do Brasil).
Abraços,
Andrea