terça-feira, 23 de setembro de 2008

Faculdade dá mal exemplo











Clique
na imagem
para ver
melhor.







Vejam só...


Enquanto cidadãos comuns como este que vos fala e tantos outros, tem se mobilizado espontâneamente para ajudar a protejer o meio ambiente e propagar a semente da educação ambiental para o maior número possível de pessoas, uma faculdade, quem diria, um núcleo educacional, dá esse péssimo exemplo.
Bem que poderiam reverter essa imagem negativa usando o marketing de "empresa que se preocupa com o meio ambiente", preservando as tais árvores, ao invés de derrubá-las. Ações deste tipo estão sendo cada vez mais valorizadas pela sociedade.

Sugiro a vizinhança da tal casa, que está apreensiva(e com razão) com a perspectiva da retirada das árvores, que tentem se mobilizar de diversas formas:

1
Fazendo um abaixo assinado coletando o maior númerode assinaturas (da vizinhança e de cidadãos/ãs que sesolidarizem com a causa) e entregá-lo à diretoriada faculdade e a imprensa simultâneamente, a fim detentar provocar uma matéria de destaque nos jornais,denunciando o fato funesto;

2
Escrever várias cartas aos jornais locais denunciandoe enfatizando que
a Faculdade Maurício de Nassau está dando MAL EXEMPLO
aos seus alunos e à sociedade de um modo geral;

3
Procurar órgãos competentes, como o IBAMA, a Brigada Ambiental
da Prefeitura (fone: 3232 2112) o Ministério Público de Pernambuco (fone: 3303 5323)
e a Diretoria de Controle do Meio Ambiente (Dirman 3232 8452) e saber se é possível
a intervenção de algum órgão oficial.

Às vezes, o prédio está construído numa área de preservação permanente, onde existe lei que proíbe esse tipo de ação destrutiva. Apesar da espécie em questão (Mangueira) não ser nativa, não custa tentar. Já houve um caso em que uma moradora conseguiujunto à Promotoria do Meio Ambiente da Capital, evitar a retiradade um Jambeiro (espécie que também não é nativa)
de um condomínio residencial, no bairro do Rosarinho, no Recife.

.

Gostaria de parabenizar a jornalista Ciara Carvalho, por trazer a público este fato.
É sempre bom contar com pessoas sensíveis, que percebem a importância de se preservaro
meio ambiente. No meu entender, a mídia deveriavalorizar mais esse tipo enfoque.
Muita gente acha "normal" sair por aí removendo árvorescomo se estivessem derrubando uma parede parafazer uma reforma, ou mudando um banco do jardim de lugar. Muitas vezes, não tem nem noção de que estão retirando um ser vivo, que poderia estar alí bem antes da sua chegada
ao local ou que poderia lhe ser uma ótima companhia. Fica a minha sugestão para os profisionais de jornalismo: Sigam o exemplo da Ciara. Falar sobre educação ambiental é de extrema importancia, mas denunciar a "má-educação ambiental", não tem preço! E ainda pode ajudar
a evitar mais perdas. ;-)

Quem tiver interesse em me contactar é só enviar um comentárioaqui no blog e/ou
deixar o seu e-mail que eu retornarei assimque possível.

"Árvores também são seres vivos.
As vezes as pessoas esquecem desse
pequeno detalhe".


--

4 comentários:

zuila disse...

A faculdade tá engolindo literalmente aquela área. Conheço muita gente que tb reclama da poluição sonora que ela causa. O que parece é que, um prédio fica vazio...eles vão e compram. Se vcs notarem da antiga torre da telpe até perto do quartel, por onde vc olhar tem uma unidade da Nassau. A antiga embaixada da espanha fica por trás de um dos prédios que tb já é da faculdade!!!É um labirinto, sei não...!

Que essa idéia da coleta de assinaturas chegue nas mãos de alguém representante da vizinhança!

Daniela disse...

Olá amigo
meu nome é Daniela,
sou a moradora vizinha da faculdade mauricio de nassau e que ficou indignada .

liguei para sec de meio ambiente no momento do ato criminoso...e uma viatura parou o corte...( na verdade uma arvore ja se foi toda e a outra ficou pela metade.) eles não tinham autorização de corte da CIPOMA...e deram as desculpas mais ridículas...
pra piorar a situação ... o responsavel ficou gritando para minha varanda... " pode chamar a polícia...vá...vá chamar"

tenho fotos do ato do corte...é triste...mas quero divulga-las ...

Fiz o q eu pude...talvez a arvore q esteja pela metade ainda se salve.

por favor quero um email para mandar minhas fotos.

obrigada

me esqueçam disse...

melhor época pra procurar os políticos que o povo vota( eu não voto mais em ninguém, voto nulo) mas se existe o partido verde, vamos tentar pedir pra que eles intercedam por essa causa? que tal?

silas disse...

eu não somente lamento pelo ocorrido, como também me indigno. eis que o tempo da verdadeira "natureza morta" chegou, amigos. absurdos atrás de absurdos.