terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fazendo a minha parte





















Já é a segunda vez que tento implantar
no prédio onde moro, um sistema de coleta
de material reciclável. Da outra vez eu entrei
em contato com a mesma instituição (Projeto
Edifício Ecológico
) e deixei os entendimentos
com o antigo síndico. Desta vez, eu mesmo
solicitei orçamento e o encaminhei para
o atual síndico do condomínio, que se mostrou
muito mais interessado no projeto.

Também me encarreguei de fazer o cartaz acima
e pretendo providenciar fotocópias da proposta
orçamentária para entregar aos 24 apartamentos
do prédio. Já contactei com vizinhos que se
mostraram favoráveis à iniciativa em encontros
casuais pelo prédio, mas é preciso levar
o assunto ao conhecimento dos demais moradores,
pois para concretizarmos a coleta seletiva,
precisamos da (pequena) contribuição financeira
de TODOS/AS.

Estou colocando aqui no blog esse assunto quase
particular (afinal, trata-se de uma movimentação
no condomínio onde moro), porque pode servir de
exemplo e estímulo para que outras pessoas
tomem iniciativa semelhante.

Alguns sequer sabem que existe uma instituição
como o Condomínio Ecológico, que atua na implantação
de coleta seletiva condominal, no Recife e Jaboatão
(para saber se atuam em outras áreas, favor entrar
em contato com o site do projeto, clicando aqui).

Pois bem. Coloquei o cartaz hoje no meu prédio
e estou torcento e contando com a sensibilidade
e engajamento dos moradores para que tenhamos menos
material reciclável sendo jogado nos aterros
sanitários, o que é um verdadeiro desperdício.

E você, o que faz com as garrafas de refrigerantes,
com as caixas de papelão dos eletrodomésticos,
com os jornais, com os potes de iogurte, garrafas
de vidro e outras embalagens de produtos que você
consome?
Uma boa dica para quem deseja encaminhar seus
materiais recicláveis por conta própria, são os
postos de coleta dos supermercados espalhados pela
cidade. Aliás, é como eu tenho feito, até hoje.

E você que se interessou pelo assunto e tem vontade
de fazer coleta seletiva no seu prédio, sem precisar
se deslocar para fora de casa, é so clicar aqui
e conhecer melhor o Projeto Edifício Ecológico.

Boa sorte (para nós todos/as)!



.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Maus tratos é o que?
















Quantos shows religiosos e manifestações públicas diversas,
o sujeito acima terá
assistido ao longo de sua estadia no Parque 13 de Maio?
Será que ele e seus amiguinhos, aves e macacos, não se sentiriam melhor
em um lugar mais tranquilo, sem fumaça, gritaria, alto falantes ou guitarras?



Existem expressões que podem ter mais de um significado
ou interpretações.
Isso deve explicar o motivo de ainda vermos animais enjaulados
no Parque 13 de Maio, em pleno centro do Recife.

Animais como Macacos (duas jaulas com primatas), Araras,
Tucanos e outras aves, ficam expostos à poluição do ar e sonora,
causada diariamente pelo ruído típico de um movimentado
centro urbano (buzinas de veículos, barulho de motores,
alarmes de carros, sirenes, etc), além do ruído de altos
decibéis provocado por eventos que são realizados
naquele local,
especialmente shows religiosos.

Pois bem. "Maus tratos" deve ter várias interpretações,
dependendo de quem os está está praticando.
O IBAMA pode perfeitamente multar e prender uma senhora,
porque a mesma criava um papagaio em seu apartamento
(e o devia cuidar com muito carinho). No entanto,
não toma nenhuma providência com relação a estes ainimais
silvestres que são mantidos aprisionados naquele parque.

Tá certo, alguém pode me dizer: "mas os animais são alimentados
adequadamente e bem tratados pelos funcionários do parque..."
ou até dizer que eles podem ter (e devem ter) assistência veterinária,
até porque, se não, provavelmente morreriam.

Mas na minha interpretação de "maus tratos", eu incluo o fato
dos animais serem expostos a esse ambiente urbano, por demasiado
(des?) humano, que muitas vezes provoca estresse até em nós mesmos,
que somos responsáveis pela a sua existência, o que dizer dos
animais, que não escolheram aquele ambiente para viver?

Na minha opinião, o parque é tão "impróprio" para a vida daqueles
animais, quanto o apartamento de muitas pessoas que compram
ilegalmente animais silvestres no mercado da Madalena, por exemplo.
A diferença é que no parque, os animais parecem ter autorização
do IBAMA
para viver cercados pela fuligem da poluição e vez por outra
terem sua audição "acariciada" pelo som de guitarras, baterias,
cantorias diversas e outros sons devidamente amplificados.

Isso é vida para animais silvestres?








Esses a,í ao menos
"esticam as canelas".













Pequena vista do parque,
que é a maior área verde
do centro da cidade.










.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Curso : Cultivo Ecológico de Jardins e Hortas em Espaços Pequenos


A idealizadora
do curso está
planejando para
breve, uma versão
infantil.
Portanto, quem
tiver pimpolhos,
pode ir se
preparando :)





Quem já não pensou em cultivar ervas
aromáticas em casa? Que tal ir buscar o manjericão
fresquinho na janela, ao invés de ir ao supermercado
ou à feira? Bacana, não?

No próximo sábado, 06-novembro-2010 (sábado)
haverá mais uma edição do curso
de Cultivo Ecológico de Jardins e Hortas
em Espaços Pequenos
.

HORÁRIO:
aula teorica das 9h às 12h (inclui apostila)
aula prática das 13:30h às 16:30h

LOCAL:
Integre - Centro de Evolução
R. Manoel de carvalho, 93 - Aflitos (atrás do náutico)

INVESTIMENTO:
R$ 100,00 - inclui o material da aula teorica (apostila)
e da aula prática (mudas, vasos, sementes, adubos orgânicos
etc).


Para maiores informações, entrar em contato com
Simone Miranda:

meliponini@oi.com.br

81 8506 6949


Para ver o cartaz de divulgação do o curso,
clique aqui .


.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Embalagens convidam crianças a conhecer nossas ÁRVORES



e ensinam a preservar o meio ambiente.














A indústria de produtos alimentícios PANCO está
lançando uma série de embalagens para alertar aos
seus consumidores sobre a importância da preservação
do meio ambiente.

Pau-brasil, Araucária, Ipê-amarelo e Açaí
são as quatro espécies arbóreas nativas que ilustram
a série de embalagens de "bisnaguinhas" Conheça as nossas
árvores, que ainda inclui informações sobre cada uma delas.
Mas confesso que senti falta de seus nomes científicos :)

Recebi essa notícia através do site Embalagem Sustentavel
via twitter. Clique aqui para conhecer o site (recomendo)
e saber mais sobre essa e outras boas iniciativas na área
de educação ambiental, como as dicas de reciclagem (ver abaixo).













Cada vez mais as indústrias estão investindo em ações
como essa, para contribuir com a educação do seu público
consumidor. Na minha opinião deveria existir uma legislação
que obrigasse as indústrias a fazerem algum tipo de orientação
nesse sentido.
Afinal, o material precisa ser descartado de forma consciente
e responsável e cabe a todos - poder público, indústria, comércio
e nós, consumidores - cuidar para que isso aconteça.

Clique aqui para conhecer o hotsite das embalagens,
que contém informações até bastante detalhadas sobre cada
espécie, como sementes, germinação, instruções de plantio,
indicação dos locais mais apropriados para plantar cada
espécie, etc.

Parabéns, PANCO!
Que outros sigam o exemplo.
:)



.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Plantando as mudas que o Soleil derrubou.














Em protesto ao não cumprimento da promessa
de "replantio" de árvores feita pelo governo
e pelos responsáveis pela realização do espetáculo
do Cirque du Soleil em Pernambuco, ano passado,
ambientalistas protestaram quebrando o chão
com picaretas e plantaram 50 mudas de árvores.

Clique aqui e leia matéria do Jornal do Commercio,
de onde também foi retirada a foto acima
(de Guilherme Fujimoto/JC Online) .

Se você não está ao par dos acontecimentos, clique
aqui
para saber como o Cirque du Soleil destruiu
as árvores do parque Memorial Arcoverde, com
a conivência dos órgãos públicos.



.

terça-feira, 18 de maio de 2010

A peleja continua






















O grupo "Amigos da Tamarineira" prepara
um evento para o dia 5 de junho, sábado pela manhã
(dia do meio ambiente).

Continua a luta contra a construção de um shopping center no local onde funciona um hospital psiquiátrico.
O terreno foi negociado pela Santa Casa
de Misericórdia
a um grupo empresarial.


Desde que foi divulgado pela imprensa, o assunto
tem provocado polêmica, pois implica no fechamento
do hospital psiquiátrico, que é considerado uma
referência, além de supressão arbórea (30% da cobertura
vegetal) e o impacto que o shopping poderá provocar
no trânsito já caótico daquela região.

Quem se interessar em participar e/ou divulgar o evento,
fique atento ao blog do grupo "Amigos da Tamarineira":

http://amigosdatamarineira.blogspot.com/


.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lá vem chegando o São João!
















Mês que vem (junho), é época de uma das festas mais populares
e animadas aqui no nordeste. É a festa do forró, das quadrilhas
juninas e dos fogos de artifício.

Mas também é a festa das fogueiras, que trazem consigo alguns
problemas ambientais, como a queima da madeira que espalha CO2
pelo ar e também o desmatamento ilegal das árvores, para
transformá-las em combustível para iluminar e aquecer a noite
junina.

Não sei se foi coincidência, mas ontem, há mais de um mês
de distância das festas juninas, encontrei três árvores urbanas
completamente dizimadas em uma calçada de uma rua no bairro
do Rosarinho, zona norte do Recife. Praticamente só restavam
os troncos delas. Na mesma rua, no jardim de uma residência,
se encontravam algumas toras de madeira armazenadas.
Fiquei me perguntando se aquelas toras não seriam das pobres
árvores da calçada da rua. Na dúvida, acionei a Brigada Ambiental
para investigar e, se fosse o caso, punir os responsáveis.
Deixei recado também na redação de um jornal local, para coluna
de meio ambiente, caso de houvesse interesse pelo assunto.

De qualquer forma, independente do que tenha ocorrido, as árvores,
ou o que restou delas, estava lá na rua, proporcionando uma das
imagens mais desagradáveis de se ver (pelo menos, pra mim).

O endereço é a conhecida Av. Santos Dumont, num trecho
que nem eu mesmo sabia que ainda pertencia a esta via:
fica um pouco depois que a referida avenida cruza a Av. Norte,
quase chegando numa outra avenida onde tem um canal, a mesma
que margeia o estádio do Arruda. E as árvores trucidadas,
ficam no cruzamento desta Santos Dumont, com a Rua Noronha
de Carvalho, no já citado bairro do Rosarinho.

Valeria a pena se os órgãos competentes investigassem a origem
da madeira que se encontra armazenada no jardim da residência
da rua onde as árvores foram destruídas, pois, mesmo que não sejam
das árvores da rua, é necessário saber SE A MADEIRA É DE ORIGEM
LEGAL E SE TEM AUTORIZAÇÃO para ser comercializada.

Se autuam e multam pessoas que criam papagaios - alguns, que há tempos
já são animais completamente domesticados, tratados e alimentados
com carinho, enquanto outras espécies silvestres são mantidas em
cativeiro do Parque 13 de Maio, expostas ao barulho urbano e de shows
que são realizados por lá - por que não punir também as pessoas que
destroem árvores para fazer "dinheiro extra" na época das festas
juninas com a sua madeira, e ainda poluem o meio ambiente com muita
fumaça na noite de São João?

Sejamos justos...


.