quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eles não podem protestar, mas nós podemos.

Participe da enquete:
por um lar mais digno para os animais
silvestres
do Parque 13 de Maio.





Foto feita
em fevereiro
de 2009, mas
os animais
continuam
vivendo lá.







No Parque 13 de Maio, em pleno centro do Recife/PE,
Macacos, Araras, Tucanos e outras aves, ficam
expostos à poluição típica de um centro urbano (fumaça,
buzinas, barulho de motores, alarmes, sirenes, etc), além
do alto volume sonoro provocado pelos shows que são
realizados naquele local.

Participe da enquete, é muito simples
e rápido. Basta clicar aqui e você verá
uma imagem igual a essa aí em baixo.
Depois, escolha uma das opções
e clique em "vote" (barra azul mais escuro).




Clique na
imagem para
ampliar e ver
como fazer
para votar.




E se você quiser ficar por dentro do andamento
da pesquisa, clique em "resultado parcial"(botão
azul mais claro, ao lado do botão de votar).

O resultado desta enquete vai ser decisivo para darmos
o próximo passo, que será uma mobilização atravéz de coleta
de assinaturas, para pedir providências ao poder público
no sentido de se encontrar um lugar mais adequado para
esses animais.




.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Palmetum : o sonho de um engenheiro





















O engenheiro Gileno Machado possui uma
coleção de mais de 3000 mudas de palmeiras,
inclusive de espécies nativas raras.
Seu sónho é encontrar uma parceria com
uma instituição para a criação de um
jardim botânico exclusivo de palmeiras
(palmetum, segundo os especialistas).

Clique na imagem para ler a matéria
publicada neste domingo, 31/10/2010.


Clique aqui, para baixar a imagem com
melhor resolução.



.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fiscalizar as árvores do Recife é um serviço muito lento...




















Modelo Georgina Stojlijtoric posa com um bicho preguiça
para o calendário Pirelli 2010. Achei apropriado para ilustrar
o texto abaixo.

Foto extraída do site do Estadão. Para ver, clique aqui.




Sexta-feira passada (23-10-2010)
soube por uma amiga, atravéz da rede social twitter,
que estavam derrubando umas árvores no terreno
de um hospital no bairro recifense de Casa Forte,
zona oeste da cidade.


Liguei para a Brigada Ambiental (3355 2112), que é uma
espécie de polícia ambiental da cidade (inclusive faz parte
da guarda municipal) para fazer a denúncia. Eles me disseram
que já havia uma queixa e que a ocorrência estava registrada,
porém, eles só poderiam ir até o local quando o seu pessoal
fosse liberado de uma visita a outra ocorrência. Ok.

Liguei pra lá hoje pela manhã para saber alguma notícia
(se as árvores tinham autorização ou não para serem
derrubadas, ou se tinham autuado os responsáveis, etc.).
Eis que fico sabendo que eles ainda não tinham ido até o local
e o pior: que teriam que ir até lá com um fiscal da Secretaria
de meio Ambiente, mas infelizmente isso não seria possível
hoje (25-10-2010), por ser feriado do Dia do Funcionário
Público.

Resumindo é isso:
Além de não terem ido ao local no próprio dia da denúncia, no
momento em que as árvores estavam sendo derrubadas, agora,
passados 3 dias do ocorrido, eles estão esperando um fiscal
da Secretaria do Meio Ambiente, que está curtindo o feriado do dia
do funcionário público. Ou seja, só devem ir lá, amanhã, terça-feira,
4 dias depois do cocorrido.

Pelo novo plano de arborização urbana da cidade do Recife, aprovado
e divulgado na imprensa pelo atual prefeito petista João da Costa,
agora, mesmo árvores localizadas em terreno particular, não podem
ser removidas, sequer podadas se não for por pessoal da própria
prefeitura. E as árvores em questão devem ser avaliadas por técnicos
que vão dar o parecer sobre que providência deverá ser tomada
com as mesmas. Mas está parecendo que é mais uma lei só pra
constar, pois é frequente ouvir reclamações da lentidão do serviço
até mesmo quando se solicitam simples podas para as árvores.
E o cidadão se vê de mãos atadas, pois nem a prefeitura envia pessoal
para fazer, nem a pessoa pode contratar alguém (mesmo com qualificação)
para podar as árvores, sob o risco de ser multado.

Mesmo com esse novo "plano" de arborização em vigor, é comum ver
episódios como esse do Hospital Memorial de Casa Forte acontecer.
Por coincidência, em outro bairro da cidade, na Ilha do Leite, outros
dois hospitais também derrubaram árvores em seus terrenos esse ano:
O hospital João XXIII e o Albert Sabin.

Não adianta criar leis e planos, para cuidar do meio ambiente
se não se investe na fiscalização.


.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fazendo a minha parte





















Já é a segunda vez que tento implantar
no prédio onde moro, um sistema de coleta
de material reciclável. Da outra vez eu entrei
em contato com a mesma instituição (Projeto
Edifício Ecológico
) e deixei os entendimentos
com o antigo síndico. Desta vez, eu mesmo
solicitei orçamento e o encaminhei para
o atual síndico do condomínio, que se mostrou
muito mais interessado no projeto.

Também me encarreguei de fazer o cartaz acima
e pretendo providenciar fotocópias da proposta
orçamentária para entregar aos 24 apartamentos
do prédio. Já contactei com vizinhos que se
mostraram favoráveis à iniciativa em encontros
casuais pelo prédio, mas é preciso levar
o assunto ao conhecimento dos demais moradores,
pois para concretizarmos a coleta seletiva,
precisamos da (pequena) contribuição financeira
de TODOS/AS.

Estou colocando aqui no blog esse assunto quase
particular (afinal, trata-se de uma movimentação
no condomínio onde moro), porque pode servir de
exemplo e estímulo para que outras pessoas
tomem iniciativa semelhante.

Alguns sequer sabem que existe uma instituição
como o Condomínio Ecológico, que atua na implantação
de coleta seletiva condominal, no Recife e Jaboatão
(para saber se atuam em outras áreas, favor entrar
em contato com o site do projeto, clicando aqui).

Pois bem. Coloquei o cartaz hoje no meu prédio
e estou torcento e contando com a sensibilidade
e engajamento dos moradores para que tenhamos menos
material reciclável sendo jogado nos aterros
sanitários, o que é um verdadeiro desperdício.

E você, o que faz com as garrafas de refrigerantes,
com as caixas de papelão dos eletrodomésticos,
com os jornais, com os potes de iogurte, garrafas
de vidro e outras embalagens de produtos que você
consome?
Uma boa dica para quem deseja encaminhar seus
materiais recicláveis por conta própria, são os
postos de coleta dos supermercados espalhados pela
cidade. Aliás, é como eu tenho feito, até hoje.

E você que se interessou pelo assunto e tem vontade
de fazer coleta seletiva no seu prédio, sem precisar
se deslocar para fora de casa, é so clicar aqui
e conhecer melhor o Projeto Edifício Ecológico.

Boa sorte (para nós todos/as)!



.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Maus tratos é o que?
















Quantos shows religiosos e manifestações públicas diversas,
o sujeito acima terá
assistido ao longo de sua estadia no Parque 13 de Maio?
Será que ele e seus amiguinhos, aves e macacos, não se sentiriam melhor
em um lugar mais tranquilo, sem fumaça, gritaria, alto falantes ou guitarras?



Existem expressões que podem ter mais de um significado
ou interpretações.
Isso deve explicar o motivo de ainda vermos animais enjaulados
no Parque 13 de Maio, em pleno centro do Recife.

Animais como Macacos (duas jaulas com primatas), Araras,
Tucanos e outras aves, ficam expostos à poluição do ar e sonora,
causada diariamente pelo ruído típico de um movimentado
centro urbano (buzinas de veículos, barulho de motores,
alarmes de carros, sirenes, etc), além do ruído de altos
decibéis provocado por eventos que são realizados
naquele local,
especialmente shows religiosos.

Pois bem. "Maus tratos" deve ter várias interpretações,
dependendo de quem os está está praticando.
O IBAMA pode perfeitamente multar e prender uma senhora,
porque a mesma criava um papagaio em seu apartamento
(e o devia cuidar com muito carinho). No entanto,
não toma nenhuma providência com relação a estes ainimais
silvestres que são mantidos aprisionados naquele parque.

Tá certo, alguém pode me dizer: "mas os animais são alimentados
adequadamente e bem tratados pelos funcionários do parque..."
ou até dizer que eles podem ter (e devem ter) assistência veterinária,
até porque, se não, provavelmente morreriam.

Mas na minha interpretação de "maus tratos", eu incluo o fato
dos animais serem expostos a esse ambiente urbano, por demasiado
(des?) humano, que muitas vezes provoca estresse até em nós mesmos,
que somos responsáveis pela a sua existência, o que dizer dos
animais, que não escolheram aquele ambiente para viver?

Na minha opinião, o parque é tão "impróprio" para a vida daqueles
animais, quanto o apartamento de muitas pessoas que compram
ilegalmente animais silvestres no mercado da Madalena, por exemplo.
A diferença é que no parque, os animais parecem ter autorização
do IBAMA
para viver cercados pela fuligem da poluição e vez por outra
terem sua audição "acariciada" pelo som de guitarras, baterias,
cantorias diversas e outros sons devidamente amplificados.

Isso é vida para animais silvestres?








Esses a,í ao menos
"esticam as canelas".













Pequena vista do parque,
que é a maior área verde
do centro da cidade.










.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Curso : Cultivo Ecológico de Jardins e Hortas em Espaços Pequenos


A idealizadora
do curso está
planejando para
breve, uma versão
infantil.
Portanto, quem
tiver pimpolhos,
pode ir se
preparando :)





Quem já não pensou em cultivar ervas
aromáticas em casa? Que tal ir buscar o manjericão
fresquinho na janela, ao invés de ir ao supermercado
ou à feira? Bacana, não?

No próximo sábado, 06-novembro-2010 (sábado)
haverá mais uma edição do curso
de Cultivo Ecológico de Jardins e Hortas
em Espaços Pequenos
.

HORÁRIO:
aula teorica das 9h às 12h (inclui apostila)
aula prática das 13:30h às 16:30h

LOCAL:
Integre - Centro de Evolução
R. Manoel de carvalho, 93 - Aflitos (atrás do náutico)

INVESTIMENTO:
R$ 100,00 - inclui o material da aula teorica (apostila)
e da aula prática (mudas, vasos, sementes, adubos orgânicos
etc).


Para maiores informações, entrar em contato com
Simone Miranda:

meliponini@oi.com.br

81 8506 6949


Para ver o cartaz de divulgação do o curso,
clique aqui .


.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Embalagens convidam crianças a conhecer nossas ÁRVORES



e ensinam a preservar o meio ambiente.














A indústria de produtos alimentícios PANCO está
lançando uma série de embalagens para alertar aos
seus consumidores sobre a importância da preservação
do meio ambiente.

Pau-brasil, Araucária, Ipê-amarelo e Açaí
são as quatro espécies arbóreas nativas que ilustram
a série de embalagens de "bisnaguinhas" Conheça as nossas
árvores, que ainda inclui informações sobre cada uma delas.
Mas confesso que senti falta de seus nomes científicos :)

Recebi essa notícia através do site Embalagem Sustentavel
via twitter. Clique aqui para conhecer o site (recomendo)
e saber mais sobre essa e outras boas iniciativas na área
de educação ambiental, como as dicas de reciclagem (ver abaixo).













Cada vez mais as indústrias estão investindo em ações
como essa, para contribuir com a educação do seu público
consumidor. Na minha opinião deveria existir uma legislação
que obrigasse as indústrias a fazerem algum tipo de orientação
nesse sentido.
Afinal, o material precisa ser descartado de forma consciente
e responsável e cabe a todos - poder público, indústria, comércio
e nós, consumidores - cuidar para que isso aconteça.

Clique aqui para conhecer o hotsite das embalagens,
que contém informações até bastante detalhadas sobre cada
espécie, como sementes, germinação, instruções de plantio,
indicação dos locais mais apropriados para plantar cada
espécie, etc.

Parabéns, PANCO!
Que outros sigam o exemplo.
:)



.